Pinterest — Como melhorar a comunicação entre usuário e loja dentro do app.

Luisa Koyama
5 min readJun 28, 2021

--

Photo by Charles Deluvio on Unsplash

O Pinterest atua como rede social e grande plataforma de busca de imagens onde se encontram todos os tipos de conteúdo, desde referências de looks e decoração, até tutoriais de como tirar melhores fotos com seu smartphone e receitas (nem tão) simples para se fazer em casa.

A proposta para a quarta semana de Bootcamp da Ironhack foi desenvolver uma nova feature para um aplicativo de nossa escolha, para em seguida com o processo de Design Thinking, chegar em uma idéia de nova feature.

Escolhi o Pinterest não só pela familiarização com a plataforma, mas por enxergar alguns caminhos de propostas de novas features levando em conta a proposta principal do app e seus usuários.

A princípio, minha proposta de feature envolvia a criação de um fluxo de compra, onde o usuário pudesse não só “pinar” seus produtos favoritos, mas ao final adquirir o produto desejado dentro do app.

Primeiros Passos

Style Tile

Diferente do processo de criar uma interface do zero, o primeiro passo foi de identificar e separar todos os componentes presentes na interface, desde botões e tipografia, até a paleta de cores primária e secundária.

Essa etapa não só facilita no momento de desenvolvimento do protótipo, como nos ajuda a identificar de forma microscópica como a interface está sendo trabalhada atualmente e como aplicar esses elementos na nova feature.

Análise de Competidores

Entender como os competidores daquele segmento organizam seus fluxos, posicionam os elementos e trabalham com a informação foi o próximo passo. Apesar da plataforma estar pronta, ter em mente como funcionam os outros aplicativos ajuda a ter uma perspectiva de como o mercado se comporta e se adapta dentro das necessidades do usuário.

Seção de compra dentro do aplicativo Instagram, onde são exibidos os produtos e valores correspondentes.

Me perguntei como o Instagram, um competidor direto, lidava com esse fluxo de compras, uma vez que a proposta inicial da plataforma era de postar e interagir com fotos, e futuramente foi incluída a loja, onde os usuários têm acesso a milhões de produtos dentro do app.

O desejo pelo Universo Pinterest

Não é nenhuma novidade que o Pinterest apresenta idéias incríveis de móveis, decoração e looks que despertam o desejo de mudar todo o guarda-roupa ou redecorar a casa inteira vendo apenas alguns “pins”.

São pastas e mais pastas criadas com idéias e desejos dos mais diversos tipos. Mas a pergunta que eu me fiz, e fiz para os usuários durante a fase de pesquisa foi: Como acessar esses produtos? Como comprá-los e realizar o desejo de finalmente ter uma casa no “estilo Pinterest”?

Hábitos do Usuário

Partindo dessa idéia, procurei entender os hábitos das pessoas ao utilizar o aplicativo.
- Como realizavam suas buscas?
- O que buscavam?
- Como encontravam os itens desejados?

Os resultados apontaram que:

  • Os usuários não encontram os objetos desejados para compra;
  • Não sabem da possibilidade de acessar o site da loja diretamente do aplicativo;
  • Acham os produtos inacessíveis;

Problema

O problema encontrado é voltado na falta de comunicação entre usuário e loja que foi destacado durante as entrevistas, e que dificulta a obtenção de mais informações para tornar mais acessível os produtos desejados.

Pessoas que querem comprar produtos encontrados no Pinterest não conseguem entrar em contato com a loja para obter mais informações.

Persona

Para as próximas etapas do projeto, eu projetei as dores, necessidades e dados coletados em uma persona : Jéssica.
Ela é uma usuária do Pinterest que gosta de buscar por diferentes referências de produtos diversos com temas de moda e decoração, mas sente que esses produtos são inacessíveis e não sabe como contatar a loja para obter mais informações para comprar esses produtos.

Jéssica, persona criada a partir dos dados obtidos nas pesquisas

Hipótese

Analisando as features já existentes no Pinterest e levando em consideração as necessidades atuais dos usuários representados pela persona, acredito que facilitar a comunicação entre loja e usuário que buscam por referências irá ajudá-los a realizar uma compra de um produto desejado.

Proposta de Feature

Hoje a plataforma não conta com a função de mensagens diretas para perfis de lojas, apenas usuários, sendo possível apenas acessar o site oficial ou deixar um comentário no “pin”.

Me perguntei como poderia tornar mais próxima a realidade de realizar o desejo do universo Pinterest, e cheguei à hipótese de que facilitar a comunicação entre usuários e perfis de lojas, poderia ajudar os usuários a não só acessar os produtos desejados, mas seguir para um segundo processo de compra.

Assim os usuários poderiam tirar dúvidas com a loja sobre o produto, entrega, opções de cores e modelos, e tudo isso sem sair do ambiente do app, apenas abrindo uma janela de conversa.

Tela com proposta de feature.

O fluxo consiste no usuário fazer a sua pesquisa habitual, seja pelo menu de busca ou através do feed inicial.

Após encontrar o objeto ou look desejado, clica no pin, onde a tela do produto com suas informações abrirão. Até esse ponto é o fluxo padrão do Pinterest.

A diferença está na adição de um botão de envio de mensagem para a loja, onde ao clicar, o usuário pode iniciar uma conversa e contatar diretamente a página desejada.

Protótipo

Fluxo

  • Usuário abre o aplicativo;
  • Escolhe produto desejado;
  • Clica no card da imagem do produto;
  • É direcionado para a página com mais informações do produto;
  • Seleciona botão de envio de mensagem;
  • Envia mensagem para a empresa através do chat que abrirá na tela.

Nos testes de usabilidade realizados com 5 usuários, os participantes conseguiram cumprir a tarefa principal de enviar uma mensagem para a empresa dentro do aplicativo, mas foi observado que a posição de alguns botões pode gerar certa confusão, visto que hoje a plataforma tem um fluxo já definido de envio de mensagens para perfis particulares e comentários em pins.

Para as próximas etapas, gostaria de fazer uma nova pesquisa a fim de entender os hábitos de compra e esse fluxo dentro do aplicativo, com o objetivo de desenvolver uma opção de experiência mais próxima de uma compra dentro do app.

Conclusão

Em um cenário real, como membro novo de um time ou em contato com um novo projeto, é importante destacar o que já vem sendo feito pelo app, entender as possibilidades com base nas necessidades do usuário sem sair do universo e proposta principal da plataforma

Neste caso, a idéia principal era de criar um fluxo de compra, onde no final o usuário teria uma experiência semelhante a um e-commerce.

Mas a questão é que essa nova proposta de feature sairia do escopo principal do Pinterest, então foi necessário adaptar a idéia para preservar o objetivo principal do app e entregar uma nova experiência que cumprisse os desejos e necessidades do usuário.

--

--